Quem tem direito aos descontos e isenção do IPVA? Saiba mais!

IPVA é um imposto anual que recai sobre aquelas pessoas que possuem automóveis no país.  Entenda quem pode conseguir descontos ou isenção!

Dentre os inúmeros impostos cobrados aos cidadãos brasileiros, um dos que mais impactam no bolso daqueles que possuem automóveis é o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, o famoso IPVA. Esse é um imposto anual que recai sobre aquelas pessoas que possuem automóveis no país.

Nesse sentido, o pagamento do IPVA pode ser realizado em uma cota única ou pode ser parcelado durante os meses do ano. No entanto, o que muitos desconhecem é que milhares de pessoas podem receber descontos ou, até mesmo, isenção no valor do IPVA.

Foi anunciado, pela Prefeitura de São Paulo, que o município oferecerá descontos de até 50% neste imposto aos sujeitos que possuem automóveis híbridos ou elétricos. Pensando no impacto que a queima de combustíveis possui nas mudanças climáticas, a prefeitura de São Paulo busca estimular a população a adquirir esse tipo de veículo.

Durante a pandemia, o preço dos automóveis e combustíveis aumentam drasticamente, frente a isso, o Governo do Estado ofertou aos donos de veículos até 9% de desconto do valor total do IPVA caso for pago até o mês de janeiro. O desconto é 3 vezes maior do que o ofertado em 2021.

Além disso, existem dois grupos de pessoas que não necessitam pagar esse tributo anual. O primeiro grupo é daqueles que recorrem ao ano de fabricação do veículo e o segundo é de pessoas com deficiência.

No entanto, os descontos desse tributo podem variar bastante de acordo com a localidade e, até mesmo, com o tempo de existência do veículo. Confira abaixo mais detalhes:

  •  Veículos com 10 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA nos estados de Roraima, Rio Grande do Norte e Goiás;
  • Veículos com 15 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA nos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pará, Maranhão, Espírito Santos, Distrito Federal, Ceará, Bahia, Amazonas e Amapá;
  • Veículos com 18 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA no estado do Mato Grosso;
  • Veículos que possuem 20 anos de fabricação: recebem isenção no Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo;
  • Veículos com 23 anos de fabricação: recebem isenção no estado de Alagoas Veículos com 30 anos de fabricação: recebem isenção do IPVA em Santa Catarina;
  • Já nos estados de Minas Gerais e Pernambuco a isenção acontece de maneira progressiva. Quanto mais antigo o carro, maior será o desconto aplicado.

FONTE: CAPITALIST

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Onde estamos:

Av. Marechal Câmara, N°160
Salas 1027/1028, Centro – RJ
Cep: 20.020-907

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira
de 09h às 18h

Fique por dentro de toda as notícias. Siga nossas redes sociais.